13/02/2015

Itália quer que pizza vire Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição pelo reconhecimento da "arte da pizza" como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, informaram as autoridades italianas.

A campanha, lançada originalmente pela Associação de Pizzaiolos Napolitanos e pela Fundação UniVerde, tem sido apoiada por diversas entidades políticas e sociais da Itália.

O documento com mais de 200 mil assinaturas foi entregue recentemente à comissão italiana na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural).

"O possível reconhecimento da Unesco tem um valor extraordinário para a Itália, que é o país onde a cultura alimentar está mais radicada e onde a pizza representa um símbolo da identidade nacional", disse o presidente da Coldiretti (que defende produtores italianos), Roberto Moncalvo.

"É óbvio que garantir a origem nacional dos ingredientes e as modalidades de trabalho significa defender um pedaço da nossa história, além das suas peculiaridades, em contraste com a concorrência desleal", ressaltou.

De acordo com uma análise da Coldiretti, quase 63% das pizzas são fabricadas com ingredientes sem procedência italiana e sem a verdadeira mozarela à base de leite.



CADASTRE-SE E PARTICIPE DE NOSSAS PROMOÇÕES