27/11/2013

Black Friday

O início da Black Friday.

Por volta dos anos de 1960, alguns comerciantes começaram a dar descontos um dia após um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças, em português. Vendo que a iniciativa daquele pequeno grupo fez sucesso, nos anos seguintes, mais e mais comerciantes aderiram à ideia e, devido à concorrência, iam aumentando ainda mais os descontos oferecidos. O resultado não poderia ser melhor: lucros altos e clientes satisfeitos.

O sucesso da Black Friday se deve em parte, porque muitos americanos emendam o feriado e tem um dia inteiro livre para aproveitar os descontos oferecidos pelos lojistas. Com o surgimento do comércio eletrônico, muitas pessoas aproveitam e compram mais em diversas lojas e fazem isso sem sair de casa.


Black Friday no Brasil.

A ideia da Black Friday chegou ao Brasil somente em 2010 e teve a adesão de pouco mais de 50 lojas. Somente o comércio virtual participou da primeira edição e os descontos giraram em torno de 40%, bem abaixo do que se vê nos Estados Unidos, onde os descontos chegam, às vezes, a 90%. Em 2012 o número de lojas virtuais brasileiras aumentou, chegando a mais de 300 e foi a primeira vez que o setor de decoração participou.

O início da Black Friday no Brasil foi tímido, mas está se firmando cada vez mais no calendário varejista. Este ano, as empresas estão mais otimistas e preparadas. O mesmo se pode dizer dos consumidores brasileiros, que estão atentos e precavidos em relação aos descontos. A expectativa é que a Black Friday deste ano seja a melhor de todas as edições, claro a TOMANIK PIZZAS está participando.



CADASTRE-SE E PARTICIPE DE NOSSAS PROMOÇÕES